Notícias

Justiça valida parecer da Comissão Processante e peça segue para aprovação em plenária

A sessão da Câmara desta terça-feira, 12 de março, teve como destaque a aprovação da justiça sobre o parecer da Comissão Processante que investiga o possível descumprimento da LOA 2023 (Lei Orçamentária Anual). O parecer, lido às 10h na Casa Legislativa, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes e a sessão de votação em plenária para poder avaliar a cassação do prefeito Vinícius Claussen ainda será marcada pela mesa diretora.

Durante seu momento de “Fala das Lideranças”, o relator da CP, o vereador Luciano Santos, dissertou sobre a questão: “Hoje (12) foi feita a leitura do parecer pela Comissão Processante. Vale lembrar que o Poder Judiciário, em análise preliminar, indeferiu o pedido judicial do prefeito em suspender os trabalhos da CP, demonstrando, assim, a transparência na condução do presente processo. O judiciário entendeu que a processante não poderia parar e agora, a Casa decide sobre o caso”.

O parlamentar acrescentou: “A justiça entendeu que a comissão foi imparcial a partir das provas produzidas, em especial, no que diz respeito à receita do município, bem como a arrecadação e recebimento de royalties para execução das Emendas Impositivas, ficando claro que o executivo descumpriu a Lei de Orçamento, uma vez que descumpriu as Emendas Impositivas no exercício financeiro de 2023. O relatório foi feito de acordo com a lei, de forma imparcial, apenas usando o caso concreto”, esclareceu.

O vereador Dudu do Resgate, presidente da comissão, também comentou: “O relatório foi apresentado e queremos deixar claro que não houve ‘caça às bruxas’, teve um trabalho honesto e digno desempenhado pela comissão para que o relatório fosse apresentado hoje”.

A Comissão Processante tem a seguinte composição: Dudu do Resgate – presidente; Luciano Santos – Relator; Bruninho Almeida – Vogal.

Greve dos Rodoviários

Outro assunto bastante debatido foi a paralisação do serviço de transporte público em Teresópolis na manhã e tarde desta terça-feira, 12. A pauta foi repercutida em plenária pelo vereador André do Gás: “Esse é o governo do engano. Até semana passada, a planilha de tarifas de transporte que está com o governo há quase um ano não foi discutida ou estudada, só deixando claro que a passagem só poderia ser aumentada 30 dias após audiência pública, mas hoje o prefeito aumentou a passagem do jeito que ele quis. Como pode isso? Não sou contra os motoristas, mas quando foi votado o projeto do estacionamento, era para subsidiar as gratuidades de ônibus e para que não houvesse aumento no bolso do trabalhador”.

O vereador Fidel Faria também se posicionou sobre o tema: “Essa greve do transporte público foi muito questionável porque teve funcionário que foi trabalhar e nem sabia de greve. Conclusão: acordo feito entre o prefeito e dono de viação para dar aumento de passagem e manter esse serviço ‘porco’ para a população. É uma vergonha. É justo o empresário ter seu lucro, mas com dignidade, num é deixando a população sem acesso à trabalho, médicos e escolas”.

Sessões plenárias

As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h. 

Para assistir a sessão na íntegra, clique aqui.

Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.

Compartilhe essa notícia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support