história

A cidade de Teresópolis tem como principal fundador, o inglês George March, nacionalidade inglesa, mas nascido em Portugal.

O município foi criado em 1891, no dia 6 de julho, pelo então Governador Francisco Portela, pelo Decreto 280/1891.

A Câmara Municipal de Teresópolis foi criada em 1892, tendo não só a função de legislar, mas também de administrar o município, visto que ainda não havia sido criada a Prefeitura Municipal.

O primeiro Presidente de nossa Câmara Municipal foi o Coronel Fernando Henrique Claussen, descendente de dinamarqueses, membro de uma das primeiras famílias a se instalar na cidade.

A nossa primeira Câmara Municipal era composta pelos Vereadores Bandélio Joaquim Nogueira, Pedro Lopes de Oliveira, João Alves, Francisco Pereira dos Santos Leal, José Benedito Alves e Maxmino Porto.

A Câmara Municipal tinha ainda dois Vereadores Distritais: Marciano José de Castro e Manoel Cardoso Leal.

Em 1893, Teresópolis tinha dois mil setecentos e vinte e oito habitantes. Conforme recenseamento realizado e apresentado por Caetano da Silva.

Neste ano de 1893, o coronel Fernando Henrique Claussen, primeiro presidente do nosso Legislativo, assinou o primeiro Código de Posturas do município.

Em 1899, em um até hoje inexplicável incêndio, foi destruído o prédio da Câmara Municipal, gerando suspeitas de que o incêndio fora criminoso, para encobrir interesses escusos na área imobiliária.

Em 1898, o Presidente da Câmara de Teresópolis, Coronel Fernando Henrique Claussen, comandou a construção da primeira estrada que ligava nosso município ao Rio de Janeiro, passando por Petrópolis. Era a chamada “Estrada das Quatorze Voltas”, primeira ligação rodoviária com o Rio. Foi um ato heroico do Vereador Claussen e de seus comandados, pois a abertura da estrada foi feita no braço, cavando e explodindo rochas, pois aqui não havia ainda os tratores.

Entenda a Câmara

A Câmara Municipal de Teresópolis representa o Poder Legislativo local, composta por representantes do povo eleitos pelo sistema proporcional. Sua administração possui como fundamentos a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e seu Regimento Interno – o qual delineia e define suas atribuições e funções legislativas, fiscalizadoras e atinentes à gestão dos assuntos de sua economia interna

Atua, portanto, em duas frentes: na produção de leis e na fiscalização do Poder Executivo, preservando assim o bem-estar
da comunidade. Dentre suas atribuições destaca-se:

– Controle e fiscalização dos atos do Executivo, bem como julgamento de infrações político-administrativas do Prefeito e de seus pares;

– Prática de atos administrativos nos assuntos de sua economia interna;

– Exercício de atividade decorrente de disposições normativas (leis), deliberações administrativas (decretos legislativos, resoluções e outros atos), sugestões ao Executivo (indicações), e sobre qualquer assunto da competência local no que se refere à defesa dos interesses coletivos.

O período correspondente desde a posse dos vereadores até o término de seus mandatos – que duram quatro anos – denomina-se Legislatura, que por sua vez compreende quatro Sessões Legislativas, cada uma com dois Períodos Legislativos.

A Câmara é administrada pela Mesa Diretora, órgão de representação e diretivo dos trabalhos legislativos e administrativos,
constituída pelo Presidente, 1º e 2º Secretários, com mandato de dois anos, admitida a reeleição. Cabe à Mesa a prática de atos de direção, administração e execução das deliberações aprovadas pelo Plenário, na forma regimental.

Presidente é o representante legal da Câmara, cabendo-lhe as funções administrativas e diretivas de todas as
atividades internas, sendo substituído pelo Vice-Presidente em sues impedimentos eventuais. Os Secretários têm
como atribuição auxiliar a presidência nos serviços do Plenário -órgão deliberativo e soberano da Câmara, constituído pelo
conjunto de vereadores em exercício em local, forma e quórum legais para deliberar.

A Câmara poderá constituir Comissões compostas pelos próprios vereadores com a participação proporcional tanto quanto possível
dos Partidos Políticos ou Blocos Partidários As Comissões Legislativas são órgãos técnicos compostos de 3 (três) Vereadores
com a finalidade de examinar matéria em tramitação na Câmara e emitir parecer sobre a mesma, ou ainda, de investigar fatos determinados de interesse da Administração. Tratam-se das Comissões Permanentes e Especiais.

Às Comissões Permanentes, em número de nove (legislação, justiça e redação final; finanças e orçamentoobras e serviços públicos; saúde e assistência social; educação e cultura; ecologia e meio ambiente; transporte público; defesa do consumidor; e defesa dos servidores e segurança pública) incumbe estudar as proposições e os assuntos distribuídos ao seu exame, manifestando sobre eles sua opinião e orientação do Plenário.

As Comissões Especiais, de caráter transitório, objetivam estudo de assunto de especial interesse do Legislativo e têm sua finalidade específica na resolução que as constituir, a qual indicará também o prazo para apresentarem relatório de seus trabalhos.

Proposições são todas as matérias sujeitas à deliberação do Plenário, qualquer que seja seu objeto. São elas: projetos de lei, projetos de decreto legislativo, projetos de resolução, projetos de substitutivos, emendas e subemendas, pareceres e relatórios das Comissões, moções, indicações para honrarias, requerimentos, recursos e apresentações. Todas têm como finalidade complementar, regular matérias, disciplinar procedimentos, além de sugerir, requerer ou indicar melhorias e providências.

Perguntas frequentes

A Câmara Municipal subordina-se política e administrativamente ao Prefeito Municipal?

Não. Não existe qualquer subordinação um em relação ao outro Poder. Há e sempre deve haver entrosamento, mas subordinação nunca. Ocorre no Município o mesmo que ocorre na esfera estadual ou federal. Os Poderes são independentes e harmônicos entre si. A divisão dos Poderes é a essência da democracia. Quem elabora a Lei, não a executa nem a interpreta. Quem executa a Lei não a interpreta nem poderá interpretá-la. Quem interpreta a lei não a elaborou nem a executará. O Poder Legislativo é a fonte da Lei.

Quais as atividades dos Vereadores?

Tudo que julgar necessário para cumprir as funções legislativa, fiscalizadora, denunciadora e julgadora, tais como: Participar de todos os trabalhos da Câmara; Discutir e debater a ordem do dia; Usar a palavra na tribuna da Câmara; Participar das comissões da Câmara; Defender os projetos de lei ou emendas de sua autoria; Solicitar do Prefeito informações por escrito; Apresentar requerimento convocando o Prefeito; Apresentar moção de apoio, congratulação e protesto.

Quando ocorrem as sessões ordinárias?

As sessões ordinárias serão 2 (duas) semanais, realizando-se às terças e quintas, com a duração de 2 (duas) horas, das 19:00 às 21:00.

Qualquer cidadão poderá assistir às sessões da Câmara?

Sim, desde que se apresente convenientemente trajado; não porte arma; conserve-se em silêncio durante os trabalhos; não manifeste apoio ou desaprovação ao que se passa em Plenário e atenda às determinações do Presidente.

Quem pode apresentar Projetos de Lei na Câmara Municipal de Teresópolis?

A iniciativa dos projetos de lei cabe a qualquer Vereador, às Comissões Permanentes, ao Prefeito e aos cidadãos, ressalvados os casos de iniciativa exclusiva do Executivo, conforme determinação legal. (Art. 117, RI).

O que é elaborar uma lei?

É criar um projeto com o objetivo de transformá-lo em ato normativo.

O que é iniciativa?

É a faculdade de dar início ao processo legislativo. Prefeito, Vereador, Comissão da Câmara e 5% do eleitorado municipal têm competência para iniciá-lo.

Quais as fases do processo legislativo?

São elas: Apresentação; Discussão; Votação; Sanção ou veto; Promulgação; Publicação.

Vereador pode apresentar projeto sobre qualquer tema?

Não. Embora o campo de ação do Vereador seja imenso, deve tomar precaução com os temas estranhos à sua competência. É preciso consultar sempre a lei orgânica do Município, Por exemplo: leis que aumentem vencimentos ou despesas são de competência exclusiva do Prefeito.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support