Vereadores debatem denúncias de falta de merenda escolar

camara teresopolis falta merenda saude upa

Nesta terça-feira, 26 de março, a sessão ordinária teve debate sobre algumas pautas, entre elas: denúncia de falta de merenda escolar, ações de enfrentamento a desastres e falta de insumos na UPA. Além disso, os parlamentares prestaram um minuto de silêncio em memória das vítimas fatais das chuvas na Coreia.

Falta de merenda escolar

Um dos assuntos de amplo debate na Casa Legislativa foi levantado pelo vereador André do Gás: “Todos os vereadores devem ter recebido denúncias hoje sobre a qualidade e quantidade da merenda escolar. Como presidente da Comissão de Educação, eu trago relatos comprovados, referentes ao dia de hoje [26.03], fazendo um apelo ao prefeito e à secretária de educação para que tomem providências quanto à situação da merenda. Durante sua explanação, André do Gás mostrou fotos de pratos de comida que estariam sendo servidos nas escolas compostos apenas com arroz e feijão.

O presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, grande defensor das pautas relacionadas à educação, também comentou o fato. “É de nos causar grande tristeza, essa situação. O programa mais antigo de alimentação neste país é o programa de alimentação escolar, porque desde 1954 já se entendia a importância da alimentação no processo de aprendizagem. Pensemos: Qual a punição que se dá a quem nega comida a quem precisa? A escola é um ambiente de transformação social e, negar alimento, é impedir que as crianças progridam e cresçam senhoras de si, com coragem até para fazer o que hoje nossa covardia não nos permite. Estamos tirando os direitos de toda uma geração”, enfatizou.

Falta de insumos na UPA 24h

Em vídeo em suas redes sociais, o vereador Fidel Faria registrou a falta de diversos itens básicos para atendimento na UPA 24h e o assunto foi levado ao plenário: “Infelizmente, hoje, não adianta nem ter foto para fazer denúncia que eles arrumam um jeito de dizer que é mentira, como o caso de falta de insumos que denunciei com vídeo e testemunhas. Faltam médicos, faltam agulhas, termômetros e quem defende esse tipo de coisa é porque está querendo se beneficiar de alguma forma desse governo, como todos nós sabemos. Eu não sabia da força das redes sociais, mas este ano eu vou usar essa ferramenta muito mais para ajudar a população.  Eu fui lá para que eles não entrassem com material pela porta de trás da UPA, mas podemos pegar nas câmeras porque buscaram insumos em Nova Iguaçu na madrugada, chegou tudo escondido e depois foi feito vídeo dizendo que estava tudo certo”.

Enfrentamento às chuvas

Depois de um final de semana com chuvas intensas em todo o estado do Rio e a perda de duas vidas no bairro da Coreia, o vereador Marcos Rangel falou sobre a falta efetiva de ações para o enfrentamento às tradicionais chuvas de verão. “Os órgãos competentes na semana passada nos avisaram de toda essa problemática com a chuva, mas a máquina pública não acompanha com o que é necessário para a efetiva prevenção e contenção de danos com chuvas. A Secretaria de Serviços Públicos conta com duas retroescavadeiras próprias e duas alugadas. Somos 160 mil habitantes e no interior só tinha uma atuando. Como que existe estrutura para atender a população numa situação de crise com essa? Vimos pessoas de bem doando cestas básicas e produtos de higiene, mas tem quem vive da desgraça alheia. Chegaram vários caminhões e máquinas do estado para ajudar na limpeza e nas ocorrências, mas não existe planejamento para nada. Inclusive, tem contenção de encosta pra fazer desde 2011, estamos em 2024 e nada foi feito”.

Ao final da sessão, os vereadores prestaram um minuto de silêncio em memória das vítimas fatais das chuvas na Coreia: Kayque Silva, de 7 anos, e Miguel Sampaio, de 14 anos.

O vereador Fidel Faria protocolou um pedido de informações sobre os gastos de 37 mil mensais com publicidade a partir de investimento em um veículo de comunicação criado em novembro de 2023 em Petrópolis.

Por proposição da Vereadora Erika Marra foram conferidos Votos de Congratulações a: Carlos Eduardo Custódio Santos, pelo Dia do Salva-vidas; José Augusto do Valle de Souza, pela sua atuação na Saúde como Técnico de Enfermagem e SAMU; e Michel Canto Bonato, condutor de ambulância pelos serviços prestados.

Por proposição do Vereador Paulinho Nogueira foram conferidos Votos de Congratulações a: Adrielle Soares da Silva, pela dedicação à arte circense; Ivo Bernardo Maurício pela dedicação e talento nas artes circenses.