“Só vamos entrar em recesso quando os hospitais forem pagos”, disse o presidente da Leonardo Vasconcellos

A ampla repercussão sobre a paralisação dos atendimentos hospitalares por parte do Unifeso também foi assunto da sessão ordinária desta quinta-feira, 07 de novembro. Face à crise na Saúde e à falta de uma data para marcação do julgamento da Comissão Parlamentar, segundo regimento interno da Casa Legislativa. O presidente da Câmara, Leonardo Vasconcellos, afirmou que a aprovação da LOA de 2024 só será feita mediante pagamento dos hospitais e agendamento da sessão referente à conclusão da CP.

“Quando tive a notícia de que o hospital não funcionaria mais devido às contas que devia, procurei o Dr. Luis Eduardo, diretor da Unifeso, e ele me entregou um documento com todas as informações relacionadas. Chegaram mais de R$ 90 milhões do governo federal para a saúde de Teresópolis, dos quais quase R$ 9 milhões, a prefeitura se apropriou e não transferiu para o Unifeso. O valor que foi pago é de outra dívida, de um acordo de parcelamento, feito em juízo, que não estava sendo pago desde junho. Eu queria saber em que circunstância nós estamos para se deixar chegar em uma dívida de quase R$ 100 milhões. É vergonhoso que uma das 20 cidades mais importantes do estado, que tem orçamento de R $ 1 bilhão, não tem capacidade de pagar R$ 7 milhões por mês para o hospital e oferecer atendimento de qualidade”, disse o presidente.

Associada à questão da Saúde, Leonardo Vasconcellos solicita resposta do requerimento sobre a conclusão e julgamento da CP, que precisa seguir rito interno para informação dos parlamentares envolvidos em todo o trâmite. “Se for preciso, vou usar o Artigo 17 da Lei Orgânica que diz que a Câmara só entra em recesso depois de aprovado o orçamento, já que estão pairando dúvidas sobre o arrolamento das emendas impositivas para o próximo exercício. Esse mecanismo nos é lícito e quem pauta é o presidente da Câmara: se pagar o hospital, se cumprir com outras necessidades da população; se não, vamos entrar 2024 com o orçamento de 2023 porque a Câmara não vai parar. É urgente! Utilizarei dos instrumentos necessários para provar que essa Câmara tem força! Só vamos entrar em recesso quando o hospital estiver funcionando e a forma de fazer isso é não aprovando o orçamento”.

Voto de Felicitações

Voto de Felicitações proposto pelo presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, ao vereador Maurício Lopes pela passagem do seu aniversário em 09/11.

Voto de Felicitações proposto pelo presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, ao vereador José Carlos da Estufa pela passagem do seu aniversário em 09/12.

Voto de Felicitações proposto por Paulinho Nogueira à “Trupe Nois aí”, pelo Dia Mundial do Palhaço, celebrado em  10/12 como reconhecimento ao trabalho social realizado nos hospitais.

Voto de Felicitações proposto por Luciano Santos a Leonilson dos Santos Gomes pelo transcurso de seu aniversário, comemorado em 02/12.

Conferido Voto de Congratulações proposto pela vereadora Érika Marra à Thais Gomes Braga da Silveira, pela passagem do Dia do Fonoaudiólogo.

Voto de Congratulações proposto pela vereadora Érika Marra a Michael Douglas Gomes do Carmo Soares, chefe de cozinha da seleção brasileira Sub-17 na CBF e estudante de Nutrição do Unifeso.

Voto de Congratulações proposto pelo presidente da Casa Legislativa, Leonardo Vasconcellos, à Juliana Rocha pelo trabalho desenvolvido pela EcoPlay Tour Agência de Turismo no fomento ao turismo rural em Teresópolis.

Voto de Congratulações proposto pelo vereador Dr. Amorim a Gustavo Adolpho Linder Alves pelo trabalho cultural que vem desenvolvendo como idealizador da Rota Serra Verde Imperial, roteiro de cicloturismo que está sendo implementado na região serrana.

Voto de Congratulações proposto pelo vereador Marcos Rangel ao Major Romulo Branco Dias, coordenador do programa Segurança Presente em Teresópolis, ao Subtenente Rodrigo Selem, Subtenente Roberto Campos Lese Lima Machado, 1º Sargento Michel Cardoso Vilarino, 2º Sargento Leonardo Carvalho Fernandes, PM Jefferson Duarte Silva, PM Phelipe da Silva Selem, PM Valdiney Ramos Machado, PM William Cordeiro Alves e PM Fernando da Silva Gonzaga, pelo trabalho desempenhado em prol da segurança pública em Teresópolis.

Voto de Congratulações proposto pelo vereador Elias Maia a Marcos Vinícius Habib Moreira pela atuação como teólogo, consultor político e professor.