“Professores tomaram golpe do executivo”, diz vereador André do Gás

A sessão ordinária desta quinta-feira, 11 de abril, contou com as seguintes pautas de destaque: homenagens às mulheres da Polícia Civil, falta de pagamento de horas extras da educação, abandono do interior e mudança de espaço de funcionamento da Feira Agroecológica de Teresópolis, que é tombada pelo governo do estado como patrimônio cultural e imaterial do município.

Durante a Fala das Lideranças, o vereador André do Gás trouxe para a plenária a questão da falta de pagamento de horas extras aos profissionais da educação. “Como presidente da Comissão de Educação, eu queria comentar aqui o golpe que os professores tomaram do executivo municipal. Trabalharam 30 dias e não receberam. A Secretária afirmou que as horas extras de março [2024] seriam pagas e ninguém recebeu nada. Os professores têm que entrar na justiça e quem aceitar essa situação está errado”, explicou.

Mudança de local da Feira Agroecológica

Sobre uma possível realocação da Feira Agroecológica, o vereador Dr. Amorim comentou: “Fiquei sabendo que o prédio onde funciona a Feira Agroecológica está sendo destruído, mas quero lembrar que a feira é tombada pelo estado. Então, tem que ser visto onde esses trabalhadores, que tiram seus sustento dali, serão colocados”.

“A Feira é um instrumento bastante importante em nossa cidade, é patrimônio cultural e imaterial, que fortalece as políticas de agricultura em Teresópolis. Além disso, fortalece a cultura local, com músicas e rodas de conversa que são bastante agregadoras sobre os costumes de Teresópolis”, reforçou o vereador Diego Barbosa.

Abandono do Segundo Distrito

O vereador Dudu do Resgate usou seu espaço para, novamente, pedir mais ações do poder público para a manutenção de estradas no interior do município: “Quero falar aqui hoje que nosso Segundo Distrito continua alargado, estradas horríveis, mas pedimos que o executivo possa dar essa atenção para esse povo que tanto precisa”.

Proposto pelo vereador Fidel Faria, foram conferidos Votos de Congratulações às policiais civis: Alessandra Batista Melo e Cristiane Ferreira Cordeiro, pelo trabalho no Núcleo de Homicídios; Priscila Freitas de Souza, Marlene Ferreira da Cunha Cardoso e Gisele Torres Maia, do Núcleo de Violência Doméstica; e Bianca Gonçalves Faria, Núcleo do Juizado Especial Criminal; pelo empenho com que desempenham suas atividades na Polícia Civil, além do protagonismo feminino na instituição.