Câmara aprova propostas de equiparação de diretores de escolas municipais e diretivas do Conselho Tutelar

Foto Arquivo

A quinta-feira, 04 de abril, foi marcada pela realização de sessões ordinária e extraordinária na Câmara de Teresópolis. Na primeira foram tratados assuntos relacionados a denúncias de uso da máquina pública para influência política e, a segunda, discussão e votação única  das proposições referentes ao Conselho Tutelar e equiparação das gratificações de diretores e equipes diretivas das escolas municipais.

Iniciando a sessão ordinária, o vereador Marcos Rangel requereu informações sobre os processos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos acerca de denúncia sobre possível desvio de verba da pasta. “Pedimos celeridade nessas informações, porque se trata da denúncia de desvio de verba da pasta responsável pelo Aluguel Social, por distribuição de cestas básicas e é necessário que a prefeitura nos apresente quem foi o responsável pela nomeação da pessoa que lá está, visto que ela tem uma senha de banco onde movimenta como quer dinheiro público. esse requerimento vai trazer luz para entendermos o tamanho dos negócios que estão sendo realizados com dinheiro público, sobretudo neste período eleitoral, onde notamos que a balança da igualdade de oportunidades de concorrência ao pleito não está sendo respeitada, isso é politicagem”, disse.

O vereador Fidel Faria completou: “Tem uma quadrilha dentro daquela secretaria, por isso, precisamos saber para onde foi esse dinheiro e quem são os sanguessugas do dinheiro público. Estamos vendo um esquema fortíssimo para compra de candidatos à eleição dentro da máquina pública”.

Verba para construção de clínica de olhos pode ser devolvida

O Presidente da Casa, o vereador Leonardo Vasconcellos, informou em plenária a possibilidade de perda de R$6 milhões em investimentos provindos da União para a construção de uma clínica de olhos em Teresópolis. “Quero aqui registrar que levamos a brasília a demanda da construção de uma clínica de olhos, subsidiada pelo SUS, que custaria R$6 milhões. O [Deputado Federal] Crivella nos enviou o valor de R$3 milhões para começarmos a construção da clínica e esse dinheiro está somente esperando o aceite da prefeitura. Caso a prefeitura não dê o aceite nos próximos dias, o dinheiro volta pra Brasília e Teresópolis perde mais essa oportunidade de oferecer um serviço para qualidade de vida da população”.

Sessão Extraordinária

A sessão extraordinária foi realizada para discussão e votação única das proposições:

– Projeto Complementar 005 de 2024: altera a lei complementar 182 de 2014 e revoga a lei complementar 318 de 2024 (matéria que trata sobre as diretoras e equipes diretivas de unidades escolares) – aprovado por unanimidade

– Projeto de Lei 31 de 2014, revoga o parágrafo segundo do artigo oitavo da Lei Municipal 2.485 de 2006 (projeto do Conselho Tutelar) – aprovado por unanimidade

Voto de congratulações proposto pela vereadora Erika Marra a Juíza Keila Blanc pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, pelo seu trabalho em prol da justiça e conscientização à causa das pessoas com deficiência, especialmente o autismo.

Voto de congratulações proposto pelo vereador Diego Barbosa a artistas Késia Borges pela difusão da produção cultural em Teresópolis.

Voto de congratulações proposto pela vereadora Márcia Valentim ao pastor Charles Silvestre pela posse na Igreja Batista Serra dos Órgãos.

Fotos: Jeferson Hermida