Notícias

Câmara envia 3º requerimento ao Executivo cobrando destino de verbas para causa animal

Duas importantes pautas foram pano de fundo para amplos debates na sessão ordinária desta quinta-feira, 23 de novembro, na Câmara Municipal de Teresópolis: a destinação da verba enviada pelo deputado federal Hugo Leal para incremento de ações para a causa animal e a lentidão nas obras de conclusão da EM Professora Acliméa de Oliveira Nascimento) localizada em um dos bairros mais populosos de Teresópolis, o Bairro de São Pedro) em meio às oitivas da “CP do Concreto”.

A vereadora Erika Marra protocolou o 3° Requerimento de Pedido de Informações ao Executivo Municipal sobre os gastos da verba destinada à causa animal enviada pelo deputado federal Hugo Leal. Após mais de um ano da verba recebida, ainda não houve destinação adequada para os recursos.

“Esse requerimento já havia sido feito antes e a prefeitura sempre dizendo ‘nada com nada’. Esse assunto foi amplamente divulgado em redes sociais e na mídia local, e o prefeito teve a audácia de dizer que eram ‘fake news’. Só que tem vídeo dele falando e tem vídeo da primeira dama falando sobre essa verba. Mesmo assim, ele consegue dizer que é mentira, que o dinheiro não era para isso. No vídeo ele diz que R$ 1,5 milhão seria para o CTA, R$ 300 mil para castração e insumos, e R$ 200 mil seriam para distribuir entre as ONGs que cuidam de animais. Esse prefeito tem que admitir que, além de mentiroso, ele é incompetente. É isso!”, disse Marcos Rangel.

O presidente da Casa Legislativa, Leonardo Vasconcellos, também se posicionou sobre o tema: “O deputado nos trouxe uma emenda que oferecia R$ 2 milhões para ajudar na causa animal em nossa cidade. Embora a verba tenha entrado para a Saúde e o cuidado com os animais também seja uma questão de saúde pública, o compromisso foi firmado. Nisso, a vereadora Erika que quis prestar contas desse dinheiro, não pode fazer isso porque a prefeitura simplesmente não informa nada e ainda fala que são ‘fake news’, mas não explica a aplicação do dinheiro”.

“Temos feito várias reuniões na Casa, tivemos várias vezes com o Secretário de Projetos Especiais, ele apresentou o projeto do CTA e, inclusive, ele esteve com as protetoras para fazer adequações nesse projeto e, realmente, até agora, não saiu do papel. Enquanto Comissão, estamos buscando esse contato com o Executivo para que essas informações sejam passadas, porque nós somos cobrados não somente pela sociedade, mas pelos cuidadores que precisam dessa ajuda para continuar mantendo seu trabalho e também ajudando no controle desses animais”, explicou o vereador Teco Despachante.

Obras infindáveis da EM Professora Acliméa de Oliveira Nascimento

Outro assunto de destaque foi o Requerimento de Informação sobre a EM Professora Acliméa de Oliveira Nascimento, protocolado pelo presidente da Comissão de Obras, Elias Mais, no que diz respeito à lentidão dos trabalhos de reforma e expansão e quais medidas serão tomadas para dar celeridade à obra em questão. “Estivemos ali no Acliméa e pudemos observar que são 190 dias de obra, sendo que o prazo para entrega são 320 dias, e é claro o atraso naquela obra. Todas as vezes que faço visita, nunca encontro mais do que cinco funcionários trabalhando numa obra que foi aditada no valor de mais de R$ 3 milhões. Deveriam ter de 15 a 20 pessoas naquele local trabalhando. Mesmo com uma CP acontecendo, o governo não está nem um pouco preocupado em repetir os mesmos problemas que estão sendo investigados”, disse o parlamentar.

A vereadora Márcia Valentim, que sempre cobra a finalização desta obra em plenária, comentou: “É o governo do atraso. É atraso em obra, atraso de implementar algo de bom para a população… prefeito, devolva o Acliméa, porque já virou uma dívida sua. Ele fala de escola bilíngue, mas nem a reforma da escola foi entregue ainda. É o prefeito do glamour e das redes sociais que esquece os menos favorecidos”.

“Estou até hoje esperando ver o Posto de Saúde de Mottas ou de Bonsucesso, a mini UPA que ele falou que inaugurou, mas que não tem nem pediatra. Faltam médicos, faltam medicamentos para atender a população… o prefeito só sabe inaugurar placas, nada além disso”, pontuou o vereador Fidel Faria.

O vereador Dr. Raimundo Amorim também deixou sua opinião: “Eu não entendo como uma obra que está começando, são 30% só concluídos, já estão pedindo aditivo. Quero ver quando avançar como que não vai ser. Pelos meus cálculos, essa obra vai ultrapassar os R$ 6 milhões. A obra do Lino Oroña começou assim”.

Voto de Congratulações

Foi conferido Voto de Congratulações, por proposição do vereador Paulinho Nogueira à Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar pelos serviços prestados no atendimento e proteção das mulheres e crianças vítimas de violência. A equipe é composta por: Diego Ramos Coelho, Bruno Costa da Cunha, Karen Marques, Ellen dos Santos Moraes, Giselle Carvalho Pires Ferreira, Kandy Moraes da Conceição, Anderson Bastos Gomes e Márcio de Moraes Reis.

Sessões plenárias

As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.

Para assistir a sessão na íntegra, clique aqui.

Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.

Fotos: Jeferson Ermida

Share on whatsapp