Na sessão ordinária desta terça-feira, 06 de junho, os vereadores abordaram diferentes temas ligados às obras e manutenção da infraestrutura em diversas pastas, como Educação e Serviços Públicos. O rompimento do contrato da empresa Econstrur com a prefeitura de Teresópolis foi um dos assuntos em destaque.
Durante a Fala das Lideranças, o cancelamento do contrato da empresa Econstrur com a prefeitura foi tema de amplo debate. O assunto foi abordado inicialmente pelo vereador André do Gás: “Fico feliz por ter votado na unificação das secretarias que colocou o Davi Serafim à frente da Secretaria de Obras. A Econstrur não pode mais entrar nem no Lino Oroña nem na quadra das Pimenteiras e da Beira Linha. Ela foi extirpada de Teresópolis de uma vez por todas. Isso, graças a uma ação da Secretaria de Obras e Fiscalização de Obras”.
Marcos Rangel, explanou sobre a rescisão do contrato de prestação de serviços que já foi tema de diversos debates em plenária da Casa Legislativa. “Essa é uma situação que acende muitas luzes de alerta. Se a prefeitura tem capacidade de assumir essa obra, por que, em primeiro lugar, foi necessário licitar uma terceirizada? Por que precisou mudar o secretário para que fossem rescindidos esses contratos? Isso é criminoso e precisa ser investigado”.
Ainda falando sobre obras, o vereador Amós Laurindo protocolou pedido de informações sobre a situação da Escola Municipal Assis Cabral, no bairro do Espanhol, desativada por risco estrutural desde a Tragédia de 2011. Entre os questionamentos estão: período de interdição e se existe algum projeto de reestruturação do local. “Após a Tragédia, a unidade escolar ficou desativada. A estrutura, que hoje, não está sendo utilizada de maneira oficial, está sendo dominada por pessoas que estão cometendo atos ilícitos e representando risco para a comunidade que sempre foi bastante pacata. Então, o poder público precisa dar um direcionamento sobre o que será feito com o espaço para devolvê-lo aos moradores da região de fato”.
Diego Barbosa apresentou moção para a fiscalização de áreas com risco geológico risco, bem como a realização de melhorias e obras preventivas antes do período de chuvas na cidade. “Fizemos uma visita na ‘rua do Viaduto’, no bairro do Alto, onde pudemos notar a urgente necessidade de desobstrução das manilhas no local. Além do mau cheiro e do esgoto retornando às residências das pessoas, essa medida ajuda a prevenir que o próximo período de chuvas não seja tão perigoso para as pessoas que lá estão”.
O vereador Bruninho Almeida salientou a necessidade de intensificar o serviço de coleta de resíduos nos bairros do interior: “Desde o começo do nosso mandato, nós temos trabalhado para melhorar o serviço e a periodicidade da coleta de lixo nos 2° e 3° Distritos. Na Estrada da Mulher de Pedra, em Vargem Grande, os moradores estão reclamando bastante dessa situação. É muito urgente a colocação dessa rota na logística da coleta municipal para o bem-estar e saúde de toda a comunidade”.
Tombamento do Teresópolis Futebol Clube
Colaborando para o debate sobre o tombamento do Teresópolis Futebol Clube, o historiador Wanderley Peres, do Pró-Memória Teresópolis, enviou dados ao legislativo, que foram lidos em plenária e que apontam a contribuição histórica e cultural do espaço para a construção da sociedade teresopolitana. “Esse é o posicionamento de um grande historiador de nossa cidade, notório conhecedor daquela área e que mostra que nossa lei tem um grande fundamento, que é o tombamento do Campo do Teresópolis. Tenho certeza de que, após avaliado pelas comissões, o projeto será votado aqui e vamos aprovar essa lei que é de grande interesse histórico-cultural para Teresópolis”, disse Paulinho Nogueira, autor da proposta de lei.
Márcia Valentim apresentou projeto de lei que institui o Dia Municipal da Saúde Mental. “A Organização Mundial da Saúde considera como uma prioridade a divulgação de ações de cuidado com a saúde mental. Por isso, devemos caminhar juntos nesse movimento e enfatizar a importância de ações preventivas e de cuidado nessa área”.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.