Search

Notícias

Vereadores debatem melhorias estruturais para a UPA

Vereadores debatem melhorias estruturais para a UPA

Na sessão ordinária desta terça-feira, 07 de março, a Saúde foi o principal tema de pedidos de informações e debate entre os parlamentares da Câmara de Teresópolis. Na ocasião, esteve presente a Secretária da pasta, Dra. Clarissa Guita, e sua equipe, que ouviram as demandas dos vereadores. 

Após visita à UPA 24h, Amós Laurindo protocolou pedido de informações sobre o fornecimento de refeições na unidade de pronto atendimento, o que deu espaço para amplo debate entre os edis. Entre os pontos de questionamento do documento estão: empresa que detém o contrato, valores, cardápio e cronograma de entrega. “Estivemos na UPA e fiquei muito surpreso com o que vi, percebemos um avanço grande em situações já apontadas por esta Casa Legislativa. Apesar disso, algumas dúvidas surgiram, como o caso dos produtos alimentícios, por isso, esse pedido de informações”.

Paulinho Nogueira, líder da base do governo na Câmara, também contribuiu para o debate ressaltando a importância de um diálogo entre os poderes executivo e legislativo: “É muito importante ter a secretária Dra. Clarissa aqui, porque daqui saem muitas demandas e podemos colocar as necessidades da população de forma mais assertiva para quem pode, realmente, resolver”.

“Depois de muitos anos, chegou o momento de um médico dirigir a Saúde em Teresópolis, pois só um profissional da área consegue ver quais são as demandas e saná-las da melhor forma possível”, disse Dr. Amorim, que é médico há cerca de 40 anos em Teresópolis e que sempre teve a pasta como bandeira de seu mandato.

Entre os assuntos debatidos em plenária, a segurança de funcionários da UPA no atendimento de pacientes psiquiátricos na unidade também foi pontuado, já que hoje não existe nenhum agente de segurança para dar suporte caso necessário: “Se está tendo problema de pessoas em surto psiquiátrico, não tem que ter polícia nem guarda municipal, tem que ter bombeiro, que é quem tem expertise para lidar com essa situação”, explicou Marcos Rangel.

Ainda sobre o atendimento de pacientes psiquiátricos, o vereador Diego Barbosa ressaltou a necessidade de instalações apropriadas: “Lembrando que a UPA não é o lugar adequado para atender surtos psiquiátricos, o município precisa avançar com relação ao CAPSI 3. Já existe esse terreno no Alto em fase de desapropriação. A UPA não foi feita para receber esse tipo de atendimento”. 

Ainda sobre a Saúde, o vereador Fidel Faria protocolou pedido de informações sobre a estrutura de logística dos cilindros da UPA 24h, como vistoria, custos e transporte.

Voto de Congratulações

O vereador Amós Laurindo propôs Voto de Congratulações a Mailton Alves Fernandes, chefe do setor de iluminação pública da secretaria de serviços públicos pelos serviços prestados há cinco anos na pasta.

“A população de Teresópolis está muito satisfeita com o serviço que o Mailton faz, ele está aqui para receber esta homenagem e no dia a dia ele também é sempre bem citado aqui por conta dos serviços que presta de forma tão correta junto com sua equipe”, comentou Amós.

Dudu do Resgate comentou a proposição do Voto de Congratulações: “Esse profissional atende todos os vereadores 24h por dia. Como Presidente da Comissão de Serviços Públicos. Parabéns pelo trabalho prestado à sociedade teresopolitana”.

Bruninho Almeida finalizou: “Seu Mailton merece demais essa homenagem. É um excelente profissional, excelente pessoa e grande amigo. Conte sempre com meu mandato”.

Sessões plenárias

As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h. 

Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.

Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis. 

Compartilhe essa notícia