Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 09 de agosto, os vereadores tiveram amplo debate sobre as atribuições das pastas de Obras e Serviços Públicos e Agricultura.
Entre os requerimentos apresentados à mesa diretora nesta ocasião, estão o pedido de informação sobre desapropriação de imóveis na cidade para o governo municipal e sobre processos licitatórios relacionados à implantação do estacionamento rotativo.
O vereador Dr. Raimundo Amorim apresentou os questionamentos sobre as desapropriações e comentou que esses processos precisam passar pela Casa de Leis: “Precisamos saber de quem esses imóveis foram desapropriados, se foram realmente necessárias essas desapropriações, se foi por via judicial ou negociação amigável. Nós precisamos estar cientes desses procedimentos”.
Maurício Lopes pediu informações sobre a inexigibilidade de licitação em contratos da Secretaria de Educação: “São muitos contratos para empresas do Espírito Santo sob a justificativa de ações para as crianças, sendo que essas mesmas crianças estão amargando com todos os problemas que nós falamos aqui constantemente. Esses valores estão sendo destinados a artistas do Espírito Santo, mas poderiam estar sendo usados para valorizar os nossos artistas locais e, ao mesmo tempo, realizar as ações da pasta”.
Pastas de Agricultura e Serviços Públicos em debate
Rangel trouxe à plenária para debate, mais uma vez, as ações da pasta de Agricultura: “Falando sobre agricultura, há bastante tempo, eu enfatizo a questão de planejamento e organização. Essa pasta tem que cuidar do agricultor. A associação de agricultores está abandonada. Hoje precisa existir uma separação entre as secretarias de Agricultura e a de Serviços Públicos, para que o agricultor tenha uma referência quando precisar resolver suas questões”.
O presidente da Câmara, Leonardo Vasconcellos, comentou sobre as obras de recapeamento em diversos pontos da cidade: “Como teresopolitano, eu me sinto indignado, pois não tinha um funcionário no canteiro de obras no Alto. Então, uso essa tribuna para exigir do governador que o fiscal deste contrato venha fazer o seu papel. A Feirinha, que é um polo de geração de emprego e renda, está entregue à boa vontade de uma empresa chamada Midas, que lança mão do dinheiro público e se esquece dos interesses do povo”.
Bruninho Almeida aproveitou o gancho sobre as obras para comentar sobre a situação do interior do município: “Hoje, o Secretário de Agricultura não cuida nem do agricultor e nem das estradas. Em Vargem Grande, por exemplo, pedimos um ‘tapa buracos’, uma coisa que é até bem simples, e não foi feito; pedimos duas pontes, só uma foi feita. Ou seja, o prefeito tem que estar atento a esse tipo de coisa, não é só aparecer no interior em inauguração de obra”.
Fidel Faria, também contribuiu para este debate: “O Prefeito foi colocado lá para contratar pessoas técnicas. Infelizmente, hoje, na Agricultura, o José Carlos da Estufa [Secretário de Agricultura] representa um retrocesso”.
Elias Maia acrescentou: ‘É complicado que um secretário não consiga terminar um pedaço de estrada de 80m. É uma vergonha até falar sobre isso, mas é necessário. Já liguei para ele algumas vezes sobre esse assunto, mas ele não atende. Infelizmente, o José Carlos da Estufa está no lugar errado”.
Homenagens
Júlio César Andrade, recebeu o Título de Cidadão Teresopolitano. Ele é Presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro – CODIN.
Além disso, foi concedido voto de felicitações a Paulo Sérgio Coelho, conhecido como Tio Pedro, enfermeiro, por seus serviços prestados à Teresópolis.
Para assistir a essa sessão ordinária na íntegra, clique aqui.
Sessões Plenárias – Toda terça e quinta-feira, às 19h, com transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.