Search

Notícias

Empresa ENEL recebe voto de repúdio na Câmara

A qualidade da prestação de serviços da empresa fornecedora de energia elétrica em Teresópolis, ENEL, foi tema de amplo debate em plenária nesta quinta-feira, 04 de maio, em mais uma sessão ordinária na Câmara de Teresópolis. Inclusive, foi proposto, pelo vereador Fabinho Filé, Voto de Repúdio contra o atendimento oferecido aos teresopolitanos. Na mesma oportunidade, foi comentado também o serviço de abastecimento de gás pela empresa Naturgy.

O vereador Amós Laurindo apresentou de requerimento pedindo a suspensão da exploração de gás concedida à empresa Naturgy, justificado pela falta de documentação licenciatória para atuação na cidade. “A partir da resposta do Executivo ao pedido de informação do vereador André do Gás, fica claro que a empresa que está expandindo sua rede em Teresópolis de forma errada, sem licenças, sem mapa de risco e sem autorização. Por isso, pedimos a paralisação, de forma imediata, da expansão da rede”.

Dr. Amorim contribuiu dizendo: “Tenho certeza absoluta de que essa canalização que está sendo feita em Teresópolis tem a concordância do Executivo, apesar da falta de informações apresentadas após o pedido do vereador André. Tanto é que a empresa faz o buraco e a prefeitura vem com o asfalto de cobre”. 

Desdobrando o problema de empresas concessionárias de serviços essenciais em Teresópolis, o presidente da Casa Legislativa, Leonardo Vasconcellos, criticou fortemente a ENEL: “Dou apoio ao vereador Amós, porque se não as coisas vão se enraizando como é o caso da Enel. Temos que começar um movimento de expulsar da cidade aqueles que têm mais de 90% de insatisfação com o serviço prestado. Aqueles que cortam luz de escola, mesmo sabendo que não podem cortar. A concessão do serviço público é para a garantia do interesse público. Saúde e educação são garantias. Temos que ter a coragem de enfrentar a Enel”.

Maurício Lopes contribuiu: “Existe uma lei que descreve quais são as ruas que podem ser trabalhadas para que haja a intervenção e canalização para o transporte de gás. Estamos acompanhando essa expansão e nenhum projeto de lei foi encaminhado para essa Casa sobre ampliação desse mapeamento inicial. Isso é temerário, porque fazer essas escavações sem que existam mapas, pode causar grande prejuízo de vidas em nossa cidade, porque acidentes com gás são gravíssimos”.

Diego Barbosa também acrescentou que a ENEL deve informar a população sobre legislações de caráter social acerca da concessão do serviço: “O serviço que a Enel presta é um verdadeiro desserviço, sobretudo para a população que mais precisa. Às vezes, as famílias atrasam uma conta e eles cortam sem piedade. Além disso, vamos apresentar projeto de lei que torne obrigatório, em cada conta, explicitar todos os direitos da população relacionados ao CadÚnico, como Tarifa Social e Luz Rural”.

O vereador Paulinho Nogueira concluiu o debate dizendo: “A Enel é um caso impossível de ser solucionado em nossa cidade e o que o presidente propôs é muito válido. Precisamos de um posicionamento seríssimo dessa Casa sobre essa empresa. Temos que ver com o jurídico o que pode ser feito em termos legais. Porque o que tem sido feito, especialmente no interior, é um absurdo”.

Diante de toda a explanação sobre o serviço da ENEL, Fabinho Filé apresentou requerimento verbal propondo Voto de Repúdio contra a Enel para que fique registrado em ata e oficializado o posicionamento dos edis quanto ao serviço prestado.

Voto de Congratulações

Proposto por Teco Despachante, foi conferido Voto de congratulações a Guilherme Briggs pela escolha de Teresópolis como cidade de residência e pela difusão e propagação de imagem positiva da cidade através da expressividade de seu trabalho. Guilherme é dublador com anos de experiência e grande relevância no mercado de dublagem, sendo a voz de personagens com Scooby-Doo, Buzz Lightyear e Superman.

“É uma simples homenagem para uma pessoa que está levando o nome de Teresópolis para longe, de forma bastante positiva”, justificou o vereador Teco Despachante.

Dr. Amorim acrescentou: “Temos que homenagear esse trabalho feito de forma tão agregadora, pois esses personagens marcaram uma geração de forma positiva. Infelizmente, como médico pediatra, me preocupo em como será daqui pra frente com a quantidade de filmes que estão saindo mas não são bons para as crianças”.

Sessões plenárias

As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h. 

Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.

Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.  

Compartilhe essa notícia