Na sessão ordinária desta quinta-feira, 22, a Câmara Municipal de Teresópolis recebeu ofício da Prefeitura com resposta ao pedido de informações acerca dos detalhes sobre o empréstimo que a Prefeitura planeja tomar para a quitação de dívidas com precatórios. A solicitação foi protocolada pelo vereador Luciano Santos, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, na última terça-feira (20/06). A resposta gerou amplo debate entre os parlamentares.
O vereador Luciano Santos iniciou a discussão: “Essa resposta não me explicou nada. Todas as pessoas que tomam um empréstimo sabem qual será o valor de taxa de juros, sabem quando será paga a primeira parcela. Me parece que tem algo muito errado. Então, a comissão vai se reunir, vai debater, mas, por essa rápida resposta, acho que não estão vendo a coisa com seriedade”.
Dr. Raimundo Amorim também contribuiu: “Em todo esse tempo que estou exercendo mandatos na Câmara, é a primeira vez que vejo algum requerimento ter resposta com menos de 48h. Normalmente, a gente faz a solicitação e só vem resposta depois de 30 dias. Aliás, eu não vejo nenhuma informação nesse ofício. Não se sabe quando, nem quanto vai pagar um empréstimo de R$ 300 milhões. Que loucura é essa?”.
Marcos Rangel também se posicionou: “Quem deve ter preenchido essa resposta foi quem comanda o balcão de negócios dele. Ele não sabe explicar nada, porque isso aí não tem explicação. E outra: se paga muitos juros para precatório, é porque não paga. E, mal pagador paga juros altos mesmo. Já disse que é o cara que vai deixar o título de ‘Cidade do Calote’”.
PL proibe eventos em vias estratégicas da cidade
O presidente da Casa Legislativa, Leonardo Vasconcellos, apresentou projeto de lei que torna proibida a realização de eventos particulares nas vias principais da cidade. Após avaliação das comissões, a matéria seguiu para votação em plenária, onde foi aprovada por unanimidade.
“Existe um grande transtorno tanto para nossa população quanto para os visitantes de nossa cidade quando a principal avenida de acesso é bloqueada por um longo período de tempo para eventos particulares. Então, essa lei vai ajudar muito a população”, disse Dr. Amorim.
Voto de Felicitações
Foi conferido ainda, também por proposição do Presidente Leonardo Vasconcellos, Voto de Felicitações ao vereador Luciano Santos e Cristiane da Guia de Castro Cândido pelos 27 anos de casamento.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.