Search

Notícias

Câmara debate projeto “Terê Zera Fila” da Secretaria de Saúde

A sessão ordinária que reuniu os vereadores nessa terça-feira teve amplo debate sobre a saúde, mais especificamente o projeto ‘Terê Zera Filas” e o estacionamento rotativo. Além disso, o expediente ocorreu de forma rotineira com a apresentação de moções pelos parlamentares a partir de demandas da população.

Durante a fala das lideranças, dois assuntos foram tema de ampla discussão em plenária: o projeto “Terê Zera Filas”, em que a Secretaria de Saúde visa normalizar os atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos no município e, novamente, o estacionamento rotativo. Essa matéria foi revogada após votação unânime na Casa Legislativa Teresopolitana a partir de proposição do vereador Maurício Lopes, mas voltou a ser repercutida através de entrevista do prefeito Vinícius Claussen ao Grupo Diário de Teresópolis esta semana.

O vereador Dr. Amorim repercutiu fala do prefeito em entrevista à Diário TV em que o chefe do executivo afirmou que a lei permanece em vigor a partir de suposto entendimento entre o prefeito, Vinícius Claussen, e o líder da Casa, Leonardo Vasconcellos, que disse: “Até por acaso assinei um documento agora sobre esse assunto e digo a todos para que fique registrado nos anais desta Casa: Quem tem boca, fala o que quer. Estou encaminhando notificação ao prefeito informando, mais uma vez, os trâmites de toda a deliberação feita nesta Casa em relação ao estacionamento rotativo e solicitando abstenção de toda a qualquer fala que contrarie essa normativa”.

Maurício Lopes também comentou: “Essa questão do estacionamento está encerrada, porque essa Casa votou por unanimidade o requerimento que declarou nulo todo o processo legislativo por vícios insanáveis que haviam no processo que deu origem à Lei Complementar do Estacionamento e do Promaj”.

“Terê Zera Filas”

O vereador Fidel Faria comentou sobre o projeto da Secretaria de Saúde que busca dar celeridade ao atendimento e realização de cirurgias para a população através do SUS, o Terê Zera Filas: “Com as postagens da prefeitura, a gente vê o empenho da Secretária de Saúde, em tentar melhorar. Sabemos da dificuldade, mas a UPA nunca mais ficou sem médico, assim como os postos de saúde. A prefeitura lançou agora o mutirão ‘Terê Zera Fila’ para consultas, exames e cirurgias. Esse projeto tem que ser feito com muito planejamento, para que as consultas não sejam em vão. Porque, se não, no lugar de resolver o problema, vai agravar ainda mais”.

Teco Despachante também se posicionou sobre o tema: “Realmente, tem que exigir uma coordenação para que as pessoas possam, depois, verificar os seus exames e encaminhamentos para o tratamento posterior, seja cirúrgico ou não”.

Para complementar, Dudu do Resgate disse: “A Saúde é uma bandeira que levantamos já há muito tempo, pois sabemos da luta das pessoas menos favorecidas pelo acesso a esses serviços”. 

Para finalizar, Dr. Amorim, que além de parlamentar exerce a profissão de médico pediatra na cidade há quatro décadas, comentou: “É preciso ter planejamento para que haja cirurgião geral e outros especialistas e as cirurgias sejam agendadas semanalmente. É somente isso que a população precisa para que não tenha fila. O que não pode é posto de saúde ter um prazo de atendimento para 5, 6 dias, sendo que a pessoa precisou chegar na fila de madrugada para agendar. Tem que haver também condições para que os profissionais trabalhem”.

Moções

Durante o expediente, foi feita a apresentação de moções, como: pedido de construção de ponte ao lado do campo de futebol do bairro de Vargem Grande e o retorno do atendimento odontológico ao mesmo bairro; policiamento ostensivo no bairro da Vila Muqui; construção de abrigo em pontos de ônibus na Barra do Imbuí, nas proximidades do Golf Club; reparo e manutenção na cabeceira da ponte no Bom Retiro; instalação de braços de luz no Taumaturgo, entre outros.

Vereadores lamentaram o falecimento das servidoras Maria José de Aguiar e Sonia Beckman, e do empresário Fernando Luz.

Para conferir a sessão na íntegra, clique aqui.

Sessões Plenárias – Toda terça e quinta-feira, às 19h, com transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.

Compartilhe essa notícia