A sessão ordinária desta terça-feira, 19, teve em sua pauta, entre outros temas, o debate sobre o reajuste do piso salarial dos profissionais de saúde, a partir de projeto de lei encaminhado pelo executivo para apreciação da casa legislativa. Devido ao entendimento sobre a urgência que o assunto demanda, o plenário votou pela realização de sessão extraordinária para que fosse discutida e votada a proposição. Os parlamentares aprovaram por unanimidade.
Projeto de Lei do Executivo pediu alteração na Lei 4.290/22, referente ao orçamento de 2023, para que fosse revisado o piso salarial dos profissionais da Saúde.
Dr. Raimundo Amorim, presidente da Comissão de Saúde, comentou: “Há muito tempo que a nossa classe de enfermeiros, técnicos e auxiliares estão esperando por esse momento. Então, já que chegou dinheiro do governo federal, é possível colocar esse projeto em pauta muito justamente”.
“Na condição de presidente da Comissão de Servidores Públicos, eu recebi várias ligações de servidores dizendo que eles só não tinham recebido porque a Câmara não tinha votado. Quero deixar claro aqui que o documento do pedido de reajuste da LOA chegou na Casa no dia 18/09 e hoje já estamos debatendo para votar”, esclareceu Marcos Rangel.
Diego Barbosa falou sobre a procedência dos recursos que vão viabilizar o reajuste: “Os recursos chegaram no último dia 25 de agosto e temos até 30 dias para pagar esse dinheiro para os servidores. É uma vitória muito grande para a enfermagem e toda a categoria. Teresópolis recebe a quantia de quase R$ 1.2 milhão. É um momento bastante importante para esses trabalhadores que sempre estiveram na linha de frente resguardando a nossa vida”.
Paulinho Nogueira também expressou seu voto favorável ao tema: “Eu fico feliz pois esses profissionais tanto lutaram na pandemia. Esse é um projeto necessário para que a categoria tenha o reconhecimento que merece”.
“Hoje essa Casa vai promover a justiça com esses profissionais que tanto merecem valorização através de um reajuste salarial”, disse Amós Laurindo.
“Quero ressaltar também sobre a necessidade de conceder férias aos profissionais de PSFs. Já conseguimos que muitos desses trabalhadores tirassem férias e, agora, estamos lutando mais uma vez pela valorização dessa categoria tão importante”, acrescentou a vereadora Márcia Valentim.
André do Gás comentou que o reajuste para os profissionais da Saúde é uma bandeira antiga na casa legislativa: “Essa vem sendo uma briga da Câmara como um todo. Eles merecem sim ter esse respeito que eles esperam há muito tempo. Hoje estamos mostrando a seriedade com que a Câmara trata desse assunto: o projeto chegou ontem [18/09] e está sendo votado hoje”.
Fidel Faria comentou sobre a necessidade de celeridade no pagamento do reajuste para os servidores: “Isso é uma grande vitória dos meus colegas de profissão e que merecem todo reconhecimento. Vamos fazer a nossa parte aqui na Câmara para que o Executivo faça a sua o mais rápido possível, repassando o reajuste para quem de direito”.
“Depois de muita luta, chegamos a essa boa notícia do projeto de reajuste para os profissionais da saúde em Teresópolis”, disse Luciano Santos.
O vereador Dudu do Resgate também celebrou: “Faço parte dessa categoria e deixo registrada a minha alegria em ver que a classe está tendo esse reconhecimento”.
“Os profissionais da Saúde nunca pararam e merecem esse reconhecimento”, concluiu Bruninho Almeida.
Logo após a ordinária, foi realizada sessão extraordinária, de discussão e votação única. Após a verificação da proposição, as comissões (Comissão de Justiça, Saúde, Finanças e de Servidores Públicos) manifestaram-se favoráveis, sem censura de entendimento contrário e a pauta foi colocada em plenário para apreciação. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Voto de Congratulações
Proposto pelo vereador Bruninho Almeida, foi conferido Voto de Congratulações a Jhony de Oliveira Silveira pelo trabalho como mestre queijeiro no Hotel Le Canton. O produto de seu trabalho foi premiado com medalha de bronze em concurso na França, entre mais de 1600 tipos provindos de todo o mundo.
Homenagem Póstuma
Foi concedida Homenagem Póstuma, proposta pelo Presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, à Tania Barone pela contribuição à advocacia em nossa cidade e luta pelos direitos das mulheres.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.
Fotos: Jeferson Ermida