As críticas direcionadas aos vereadores da atual legislatura da Câmara de Teresópolis proferidas pelo prefeito Vinícius Claussen durante o evento de lançamento da pré-candidatura de seu pretenso sucessor ao cargo de chefe do executivo municipal tiveram ampla repercussão nos meios de comunicação local e redes sociais. Dessa forma, em resposta, na sessão ordinária desta terça-feira, 28 de maio, os vereadores rebateram as acusações.
“Assisti ontem ao lançamento de uma pré-candidatura a prefeito, que seria o candidato apoiado pelo prefeito e neste vídeo, o Vinícius diz que a Câmara não aprovou mais de 70 projetos do executivo para Teresópolis e que somos covardes. Eu não sei de onde ele tirou isso. Então, a minha fala é apenas para exigir respeito a esta Casa, ao trabalho que aqui vem sendo feito tanto por nós quanto por todos que aqui passaram. O único projeto que vetamos foi o pedido de empréstimo descabido que ele fez para pagar precatório”, iniciou o debate o decano do parlamento, Dr. Raimundo Amorim.
Na sequência, o Presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, também se pronunciou: “Quando nos chama de covardes, devemos analisar o que ele quis dizer. Se ser covarde é impedir a venda da água; se ser covarde é querer a abertura do Hemonúcleo; se ser covarde é brigar pelo Hospital Municipal e ser a favor que os funcionários recebam em dia; isso passa a nos ser elogio. Tudo que nós reprovamos dele foi para que não fôssemos covardes e colocá-lo na cadeia. Se essa Câmara fosse conivente com tudo que ele quis fazer, ele estaria preso. Até hoje ele não prestou contas dos R$180 milhões da venda da água porque ele quer acabar com tudo, mas não deixaremos, enquanto aqui estivermos”.
“Quando nos chama de covardes, é porque não facilitamos nada para ele, em momento algum. Por isso, a ‘pior Câmara’ para Vinícius Claussen, foi a melhor Câmara para a população de Teresópolis”, afirmou em sua fala, o vereador André do Gás.
Marcos Rangel comentou sobre a procedência dos projetos reprovados citados no vídeo do prefeito: “Só para lembrar que esses projetos que ele diz que foram reprovados, foram reprovados por unanimidade pelos 19 vereadores. Então, quando ele diz que esta é a pior Câmara de todas, ele está elencando, inclusive, os apoiadores dele. Quanto ao teor desses projetos que ele diz que foram vetados, ele só não explicou que foram propostas ‘sem pé nem cabeça’ que iriam torrar dinheiro público. Essa parte ele suprimiu. Mas o que ele mais fala é sobre precatórios, sendo que se ele fosse o bom gestor que ele sempre disse que era, isso já teria sido pago, porque na LOA (Lei de Orçamento Anual) já há previsão de verba para esse fim”.
“Esse prefeito é um grande mentiroso. Vem fazendo coisas para me prejudicar na minha região, mas mal sabe ele que o que me interessa é que minha comunidade, Água Quente, seja beneficiada”, concluiu o vereador Fabinho Filé.
Voto de Felicitações
Foi conferido Voto de Felicitações, proposto pelo vereador Paulinho Nogueira, ao Grêmio Musical Paquequer pelos 110 anos de existência celebrados em 24.05 e pelo importante impacto cultural em Teresópolis.
Voto de Congratulações
Por proposição do vereador Dudu do Resgate, foram conferidos Votos de Congratulações à Rilene Teixeira Costa pelo trabalho desenvolvido como assistente administrativo no SAMU de Teresópolis; e a Lucas Cunha Bandeira e Luciano Jordão Bandeira que contribuíram diretamente para o progresso econômico de Teresópolis.
Por proposição do vereador Teco Despachante, foi conferido Voto de Congratulações ao artista visual Fernando Correa.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Para assistir a sessão na íntegra, clique aqui.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.
Fotos: Jeferson Hermida