Search

Notícias

Vereadores discutem destino dos catadores que atuavam no Lixão

A situação dos catadores de lixo reciclável que atuavam no Lixão e precisaram deixar a atividade devido ao último incêndio no local, foi um dos temas em destaque na sessão ordinária desta terça-feira, 03 de outubro. Além disso, o desperdício de recursos públicos durante a Fala das Lideranças.

O vereador Marcos Rangel iniciou sua fala comentando sobre o aparente desperdício de dinheiro público ao falar sobre a falta de utilização de maquinário agrícola pela prefeitura: “Tenho visto a luta dos colegas vereadores do interior com relação ao abandono da região. Sabemos de todas as dificuldades que estas pessoas passam, especialmente, com equipamentos para a produção agrícola. E aí, vemos na porta da prefeitura, um equipamento que foi adquirido por emenda parlamentar, parado, enfeitando a porta da prefeitura. Maquinário este que já poderia estar socorrendo o homem do interior, que estaria fazendo muito mais efeito do que na porta da prefeitura”.

Destino dos catadores do Lixão

Amós Laurindo, presidente da Frente Parlamentar de Resíduos, apresentou informações de que as pessoas que atuavam no Lixão fazendo a separação de lixo reciclável dos resíduos para descarte, receberam a última parcela do benefício da Secretaria de Desenvolvimento Social na última semana. “Temos que resolver a questão dos catadores do Lixão que ainda estão dependendo da Secretaria de Desenvolvimento Social para prover seu sustento, sendo que na última sexta-feira [29/09/23], esse benefício foi encerrado. A última parcela foi paga, e não foi tomada nenhuma providência com relação ao futuro desses trabalhadores, já que não podem mais exercer suas atividades ali no Lixão. Se essas pessoas voltassem a atuar, com certeza, seria economia para o município no pagamento do transbordo”, justificou. 

Piso da Enfermagem

André do Gás usou seu espaço para comentar sobre o pagamento do reajuste salarial aos profissionais da enfermagem: “Falando sobre o vídeo do prefeito sobre a compensação do piso da enfermagem. Ele não fez favor nenhum. Aliás, essa Casa prontamente votou duas [sessões] extraordinárias para votar tudo que fosse necessário para que os servidores recebessem o quanto antes. Esses valores já eram pra ter sido pagos, ele está enrolando porque todos sabem o quanto ele é mau pagador”.

Desobstrução de Rio em Agriões

O vereador Paulinho Nogueira ressaltou o trabalho feito no bairro de Agriões para desobstrução do curso d’água que corta a localidade: “Agradecer o trabalho que o Davi Serafim tem feito pela nossa comunidade. Foi realizada uma desobstrução do rio ali na Rua José Elias Zaquem, que vai impedir que, agora, no período de chuvas, aquele rio transborde e cause problemas para a população”.

Voto de Congratulações

Proposto pelo Presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, foi conferido Voto de Congratulações ao Grupo FutSamba, que atua há 19 anos na promoção do esporte e cultura na cidade de Teresópolis.

Por proposição do vereador Paulinho Nogueira, foi conferido Voto de Felicitações ao prefeito Vinícius Claussen pelo transcurso do seu aniversário.

Sessões plenárias

As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h. 

Para assistir a sessão na íntegra, clique aqui.

Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.  

Fotos: Jeferson Ermida

Compartilhe essa notícia