Na sessão ordinária desta quinta-feira, 17 de agosto, um dos temas de maior debate entre os parlamentares foi a falta de qualidade nos materiais de sinalização de trânsito nos bairros da cidade. Segundo os parlamentares, a falta de pintura de faixas de pedestres e de quebra-molas representa perigo imediato para a população.
O amplo debate sobre a questão da falta de sinalização adequada tanto de faixas de pedestres quanto de outros acessórios que garantam a segurança tanto de condutores quanto de pedestres começou a partir de moção protocolada pela vereadora Márcia Valentim que pediu atenção especial ao bairro de São Pedro e Meudon, duas das regiões mais populosas de Teresópolis.
“A cidade toda está precisando desse serviço de reavivamento das faixas e sinalização em geral. O que é bem interessante é que as demarcações do rotativo estão bem vivas, né?! Então, fica bem claro que tinta de qualidade tem. O que falta é esse governo adentrar nas comunidades e realmente fazer o que é preciso pela segurança da população”, justificou.
André do Gás ratificou o pedido: “A vereadora Márcia apresentou moção sobre a questão das faixas e eu também já tinha apresentado esse mesmo pedido. Como a secretaria de segurança não tem a tinta adequada, pouco tempo depois as demarcações saem todas. Duram, no máximo, 20 dias. Sendo assim, os comerciantes do Meudon estão se mobilizando para comprar tinta melhor para doar para a secretaria para que o serviço fique bem feito na comunidade.O galão de uma tinta específica para esse serviço custa R$ 450. O objetivo é garantir a segurança da população do bairro”.
“É uma pena que estejamos pedindo melhorias para um bairro inteiro nesse sentido, porque é algo que nem precisava pedir. É muito triste, porque sabemos que não é má vontade da secretaria, é simplesmente a falta de material adequado. Nem a demarcação da obra do estado na Tijuca foi finalizada, como tudo que o estado se propõe a fazer na nossa cidade”, contribuiu com o debate Erika Marra.
Elias Maia, presidente da Comissão de Obras informou que a secretaria não estaria dispondo de material para realizar os serviços: “Há 15 dias fiz uma solicitação para que fosse feita a sinalização na Ponte do Imbuí. O estado entregou a ponte para os moradores, mas não tem sequer uma placa indicando nada. Quem mora na região sabe o caminho a seguir, mas e quem não conhece? Conversei com o secretário, Da Luz, e ele realmente disse que não existe material”.
“É muito triste e desgastante ver que dois dias depois que o serviço é feito está tudo sem sinalização de novo. Tem casos de o serviço ter sido feito de manhã e de tarde não ter mais nada. Tem que haver algum parâmetro técnico para que esse material seja comprado”, questionou Diego Barbosa.
Paulinho Nogueira, líder do governo na Casa: “No estacionamento [rotativo] estão aplicando uma tinta que é possível enxergar a 2 km de distância e essa que vem sendo utilizada nos bairros está desse jeito. Temos que fiscalizar a tinta que está chegando e o que está sendo licitado. Porque a secretaria usa o que chega para trabalhar”.
Saúde em pauta
Durante a “Fala das Lideranças”, o vereador Bruninho Almeida comentou sobre a reforma no Posto de Saúde de Albuquerque: “Temos lutado bastante para a reforma do posto e isso finalmente está acontecendo. Agradeço ao presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, que esteve com a gente nessa luta de oferecer saúde para a população do interior”.
Ainda sobre a Saúde, o vereador Luciano Santos anunciou possível parceria com o governo federal para a viabilização do projeto do hospital municipal de Teresópolis: “A voz do presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, sobre o hospital municipal ecoou e chegou até o [Marcelo] Crivella e ele está nos esperando para uma reunião para dar o pontapé nesse projeto que tem sido uma grande luta para o vereador que, inclusive, esteve no Sul para buscar ideias e boas práticas para a concretização desse importante centro de atendimento para a cidade”.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.