Mais uma vez, a privatização da concessão de água em Teresópolis foi tema de amplo debate entre os parlamentares em sessão ordinária nesta terça-feira, 16 de maio. Iniciado pelo requerimento de Marcos Rangel, foi discutida a realização de audiência pública virtual sobre o tema, proposta pelo poder legislativo. Os vereadores se posicionaram contra o encontro virtual para garantir a amplitude de participação da população interessada.
Em requerimento verbal, Rangel solicitou protocolar ação judicial, através da Procuradoria da Casa, pedindo o cancelamento da audiência pública virtual que vai tratar da privatização da água. O parlamentar solicitou ainda que o encontro seja presencial, com data e horário previamente marcados e comunicados à sociedade de forma ampla. “Isso é uma covardia do prefeito com a população mais uma vez. Usar de artimanhas para resolver questões que são de interesse público. Infelizmente, esses subterfúgios que ele usa, são amparados por mecanismos legais. Então, esse requerimento visa impedir que o prefeito aja novamente de acordo com seus interesses e contra a população”.
Amós Laurindo também participou do debate, se posicionando a favor do requerimento: “Não faz sentido nenhum uma audiência virtual porque não permite diálogo, não permite que haja troca e que as pessoas digam aquilo que elas realmente pensam. As pessoas estarão trabalhando, não poderão participar. Uma decisão tão importante tem que partir do diálogo entre a população e o poder público”.
Dr. Amorim também se colocou contra o modelo de audiência pública virtual: “Eu sou totalmente contra a concessão de água em Teresópolis porque vai prejudicar a população. Sobre essa audiência nesse formato, isso é vergonhoso. Não tem como realizar esse tipo de audiência em um horário em que está todo mundo trabalhando. O que pode acontecer é ele colocar funcionários da prefeitura e medir aceitação a partir disso, como ele sempre faz”.
“A base de uma audiência pública é a participação popular. Inclusive, deveria ser deliberado para que essas audiências públicas aconteçam também nos distritos. Sindicatos rurais e associações de moradores precisam participar desse momento, visto que muitas vezes, parece que os moradores do interior estão esquecidos”, acrescentou Diego Barbosa sobre a participação da população do 2º e 3º Distritos.
Erika Marra também participou da construção do debate: “Uma audiência pública a essa hora e ainda online é uma grande mentira. Ele é muito corajoso de propor uma coisa dessa. Estamos sabendo que está passando carro nas comunidades mentindo que não vai ser ruim e vai ficar mais barato”.
Maurício Lopes comentou que a questão da privatização da água é recorrente na Casa Legislativa: “Desde 2016 estamos lutando contra isso. Se essa privatização não aconteceu, foi por conta do trabalho feito por essa Casa. As pessoas precisam entender que esse processo, hoje, está com o poder judiciário e as pessoas deveriam cobrar deles e não somente dessa Casa”.
Voto de Congratulações
Voto de Congratualações proposto por Fabinho Filé a Cristiane da Rosa Granito e Maria Lúcia de Siqueira pelo Dia do Assistente Social, celebrado no dia 16/05.
“Com grande alegria é possível prestar essa homenagem a vocês duas que são assistentes sociais do Hospital das Clínicas que fazem um belíssimo trabalho com a população”.
Diego Barbosa também propôs Voto de Congratulações pelo Dia do Assistente Social para a promoção e garantia dos direitos desses profissionais.
Voto de Congratulações, com iniciativa de Paulinho Nogueira, homenageou a equipe de garis da Secretaria de Obras e Serviços Públicos: David da Silva Marins, Gabriel da Silva Pereira, Patrick Charles de Oliveira, Fábio José de Souza e Alessandro da Conceição Ferreira pelo Dia do Gari em 16/05. “São pessoas essenciais em nossa cidade. Desempenham seu trabalho debaixo de chuva ou de sol, atendendo com respeito e com carinho. São os verdadeiros heróis anônimos”.
Voto de Congratulações proposto por Diego Barbosa a Wellington Lima pela contribuição ao esporte e assistência social.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.