Na noite desta quinta-feira, 02 de março, os vereadores da Câmara de Teresópolis debateram três temas principais: regulamentação da atividade de mototaxistas na cidade, andamento do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as obras de praças da cidade e a denúncia de falta de merenda escolar em unidades da cidade e do interior.
Elias Maia, presidente da Comissão de Obras e da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as entregas de obras de praças da cidade, protocolou pedido de informações sobre as certidões de conclusão das intervenções da Praça Olímpica. “Esse pedido de informações é devido à falta do Termo de Entrega de Obra e do Termo de Garantia, além da justificativa para o atraso na entrega. Essas informações vão ajudar muito na conclusão da CPI”.
Diego Barbosa também comentou o assunto: “A situação dessas quadras é bem preocupante. São contratos caros e os espaços não podem ser usados pela população, como é o caso da quadra de Vieira. Em fevereiro quase não foram vistos funcionários dessa empresa lá trabalhando. Eu não sei qual a dificuldade de colocar multas pesadas em cima dessa empresa que está brincando com o dinheiro público da população de Teresópolis”.
Sobre a CPI, as oitivas com pessoas de interesse que vão prestar esclarecimentos para o andamento do processo começam em 15 de março de 2023.
Luciano Santos também se pronunciou sobre a CPI: “Como temos visto, o andamento dessas obras por esse empresa tem alguma coisa que não está funcionando. Essa CPI está buscando todos os fatos e se, realmente, forem comprovadas as irregularidades, será instaurada uma processante”.
Márcia Valentin aproveitou o gancho para comentar sobre as obras da Creche Municipal Acliméia, no bairro de São Pedro. “Pela falta do Acliméia, as crianças estão sendo atendidas no Presidente Bernardes, muitas mães saíram de seus trabalhos porque as crianças não estudam mais em período integral e, quando cobramos a prefeitura, a desculpa é falta de licitação. Mas me parece falta de empenho mesmo”.
Denúncia de falta de merenda escolar
Um tema bastante comentado nos veículos de imprensa e redes sociais esta semana, também foi repercutido pelos parlamentares em plenária: denúncias de falta de merenda em escolar em unidades do município. O vereador Teco Despachante iniciou o debate sobre o problema: “Recebi muitas reclamações no gabinete hoje com relação à merenda escolar. A informação é de que os alunos, inclusive, foram liberados mais cedo, aqui na cidade e no interior. Sabemos que muitos alunos vivem em vulnerabilidade alimentar e que se alimentam com qualidade na escola, então, vamos acompanhar de perto esse problema que não pode acontecer”.
André do Gás também comentou: “Recebi denúncia de pais de alunos de que está faltando merenda nas escolas. Fui até quatro escolas hoje: Elza Tricano, Dorvalino de Oliveira, escola do Jardim Meudon e a Escola Vera Pedrosa, para apurar irregularidade com merenda. Nas escolas que eu fui, tinha merenda, fiz vídeo e mandei para os canais de comunicação que fizeram esse questionamento”.
Paulinho Nogueira, líder do governo na Câmara e presidente da Comissão de Educação, apresentou algumas informações: “Também estive em duas escolas hoje, estava tudo sendo feito normalmente. Qualquer vereador que aqui estiver tem sua prerrogativa de fazer a apuração e visitar qualquer espaço público a fim de fiscalizar. Encontrei com a secretária [Satiele de Siqueira] e ela me informou que a questão da saída antecipada foi por motivos pedagógicos nesse início de ano e que, no interior, houve problemas com armazenamento da merenda devido a falta de energia causada pelas chuvas, inclusive com perda de parte da merenda. Contudo, interior e cidade estão com a situação normalizada neste sentido”.
Regulamentação da atividade de mototaxista
Amós Laurindo fez requerimento verbal sobre a regularização da atividade de mototaxistas por aplicativo na cidade de Teresópolis. “Esse é um movimento que vem crescendo, já existe uma comissão desses profissionais que estão se organizando entre si e, por isso, nos colocamos à disposição para ajudar, já que é um serviço que muito agrega à sociedade”.
Erick Maia, representante dos mototaxistas, subiu ao púlpito para falar um pouco sobre o assunto: “Fomos pegos de surpresa como fomos impedidos de cumprir com nossa função em função da não legalização da categoria de moto em nossa cidade. Assim como eu, muitos estão migrando do serviço de carro para o de moto pela questão dos custos e do tempo. Queremos apenas o direito de exercer nosso trabalho de maneira legítima e atender as pessoas que têm o direito de se locomover de maneira digna”.
Homenagem
Ao final da sessão ordinária, foi dispensado um minuto de silêncio pelo falecimento de Daniele do Nascimento Siqueira, lotada na Secretaria de Saúde.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Para conferir na íntegra essa sessão, clique aqui.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.