Mais uma vez o atendimento e estrutura do posto de Identificação Civil e Habilitação do Detran foram motivo de debate entre os parlamentares da Câmara Municipal de Teresópolis. Na sessão ordinária desta terça-feira, 28 de fevereiro, a apresentação de uma moção pelo vice-presidente da Casa, Fabinho Filé, deu início à ampla discussão sobre o tema.
O vereador Fabinho Filé solicitou, através de moção, a instalação de uma cobertura de proteção para atender aos usuários que precisam aguardar na fila do posto de Identificação Civil e Habilitação do Detran, unidade localizada no bairro de Fátima.
“Estive lá no Detran, os espaços ficaram bons, mas ainda precisa dar uma melhorada, especialmente para as pessoas que estão do lado de fora esperando e ficam no ‘tempo’. Por isso, apresentei essa moção para poder dar um pouquinho mais de conforto para quem estiver esperando na chuva ou no sol”, disse Fabinho Filé.
O vereador Teco Despachante repercutiu o assunto: “A demanda lá aumentou demais. A mudança do setor de Identificação Civil e Habilitação representou um aumento de demanda de cerca de 300 pessoas por dia naquele local, porque lá já funcionava a Fundação Leão XIII, mas, por ser uma residência já do Detran, foi ocupada também para o serviço que era feito em condições precárias no shopping. Agora é melhorar o que precisa”.
Dr. Raimundo Amorim, autor de alguns dos pedidos de mudança do posto que funcionava no estacionamento do shopping Teresópolis, acrescentou que melhorias emergenciais precisam ser feitas no espaço atual para melhor atender a população. “Já foi falado sobre a necessidade dessa cobertura, e realmente precisa, mas eu não me lembro se tinha acesso para pessoas com deficiência. Acho que não. Então, há necessidade e fui informado pelo presidente do Detran que será feito”.
Marcos Rangel também participou do debate: “A saída do Detran do shopping foi uma briga muito grande, mas esse espaço é só um paliativo ao problema que tinha antes. Então, foi feita uma pintura no local só para receber a população mais rápido. Então, tem muito que melhorar”.
O vereador Luciano Santos acrescentou que a questão do atendimento dos funcionários do Detran também precisa ser visto para que a população receba o melhor atendimento: “Chegou ao meu gabinete também, a questão da demora no atendimento. Se as pessoas chegam nos órgãos públicos é porque precisam do atendimento e precisam ser bem atendidas, com rapidez. Porque muitas das vezes, são pessoas do interior que vão só com o dinheiro da passagem ou com condições que precisam ser vistas com carinho e atenção”.
Fala das Lideranças
Durante a Fala das Lideranças, o presidente da Casa Legislativa, o vereador Leonardo Vasconcellos, comentou sobre o andamento das obras na Feirinha de Teresópolis, no bairro do Alto.
“A obra de reforma da Feirinha está sendo feita pelo Governo do Estado, sob responsabilidade da empreiteira Midas. Lembrei da história do Rei Midas, que onde colocava a mão virava ouro. Este é o exemplo perfeito, porque para pegar a obra, receber e não dar andamento é só lucro mesmo. A Feirinha é a joia da cidade, importante ponto turístico e está daquele jeito. Eu não posso aceitar que um município com a importância de Teresópolis não receba a atenção necessária do Governo do Estado”.
Voto de Congratulações
Foi concedido, a pedido do vereador Fabinho Filé, Voto de Congratulações aos Agentes do DPO de Água Quente Subtenente Sidney Barreto, 3º Sargento Ildon de Moraes, Cabo Arthur Jackson de Mattos Martins e 3º Sargento André Luiz Siqueira de Figueiredo, pelos serviços prestados à comunidade.
Homenagem
Ao final da sessão ordinária, foi dispensado um minuto de silêncio pelo falecimento da servidora pública municipal da Celi de Souza Galo.
Sessões plenárias
As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feira, às 19h.
Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.