Projeto do Governo do Estado, o “Asfalto Presente”, concedeu 100 km do material para recapeamento em Teresópolis. Desses 5 km foram aplicados em diversos pontos da cidade. Esse foi um dos temas principais da sessão ordinária desta quinta-feira, 22 de setembro, na Câmara de Vereadores de Teresópolis.
Além da aplicação do asfalto, as condições dos postes de energia em todo o município, especialmente nas localidades do interior, também estiveram na pauta.
Dr. Raimundo Amorim, decano do parlamento, introduziu a questão do estado de conservação dos postes no debate. “Venho falar sobre a situação dos postes no interior do município. A Enel só quer saber de explorar a população. Energia muito cara, postes quebrados que não são substituídos e o Executivo não se posiciona. O Executivo precisa estar atento e cobrar da empresa o bom serviço à população”.
Marcos Rangel também se posicionou sobre o tema em debate: “O município é o maior cliente dessa empresa. Se ninguém fiscalizar, ela fica em ‘berço esplêndido’. Eu comuniquei ao Ministério Público sobre as pessoas que ficam sem energia por conta de falta de atendimento da empresa Enel. Porque para a empresa cumprir com a obrigação delas, temos que pedir quase que ‘pelo amor de Deus’.”
Paulinho Nogueira, líder do governo na Câmara, concordou: “Infelizmente a Enel não faz o que precisa ser feito. A gente pede, pede, pede… e nada”.
Projeto Asfalto Presente
Elias Maia, presidente da Comissão de Obras da Casa Legislativa, fez pontuações sobre o Programa Asfalto Presente, do Governo Estadual: “Fiz um levantamento do projeto Asfalto presente, sobre a metragem que já foi colocada nesse projeto aqui em Teresópolis. Em quatro meses, 4800 metros de asfalto, ou 4,8 km, foram aplicados em vários pontos de nossa cidade. Ou seja, ainda temos cerca de 95 km de asfalto a ser colocado e muitos locais a serem atendidos em nossa cidade. Espero que acabando a eleição esse asfalto permaneça servindo a nossa população”.
Projetos
O vereador Luciano Santos apresentou projeto de lei que institui a Semana de Conscientização de Pessoas com Deficiência no Município de Teresópolis.
Márcia Valentim protocolou projeto que dá isenção da taxa de iluminação pública para idosos de baixa renda (que recebam até um salário mínimo de acordo com a legislação vigente).
Posto do Detran em Teresópolis
O vereador Maurício Lopes protocolou notificação extrajudicial ao Executivo Municipal para que fiscalize e apresente relatório sobre as condições de atendimento do posto de Identificação e Habilitação do Detran em Teresópolis.
“Esse assunto foi amplamente debatido por diversos de nós aqui nessa Casa, inclusive, segundo o Diego [Barbosa], tendo sido levado ao Ministério Público. Portanto, se faz necessário que o chefe do Executivo Municipal seja também notificado por conta dessa situação. É um caso de extrema urgência, pois a qualquer momento pode haver uma tragédia naquele espaço, caso aja um acidente qualquer”, justificou Maurício Lopes.
O parlamentar solicitou envio dos documentos no prazo de 48h da apresentação do pedido à mesa diretora da Casa Legislativa.
Para conferir a sessão na íntegra, clique aqui.
Sessões Plenárias – Toda terça e quinta-feira, às 19h, com transmissões ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube e Facebook oficiais da Câmara Municipal de Teresópolis.